A História da Nossa Primeira Coleção Upcycling

A História da Nossa Primeira Coleção Upcycling


Neste mês de agosto, lançaremos a primeira Coleção de Upcycling da Acolá e queremos contar um pouco sobre essa história.

Algumas vezes, já aconteceu de fazermos modificações em peças que já estão na coleção para dar um novo propósito a elas. Mexemos em comprimentos, tingimos e carimbamos. Este recurso representa não só uma alternativa para trazer novidades e não deixar estoque parado, mas também uma forma de nos responsabilizarmos pelas roupas que colocamos no mundo. Não faz sentido lançar novas peças se não tivermos certeza que as que já existem estão fluindo e deixando alguém feliz.


Muitas peças são beneficiadas no Atelier Customize. Nas fotos, o processo de tingimento tye dye que originou, entre outras peças, os lenços da foto de capa.

Neste ano de 2019, resolvemos usar esse recurso de transformação das roupas de maneira mais ampla e engajada, reunindo uma quantidade maior de peças que já tinham parado de vender e valorizá-las. Chamamos essa coleção de upcycling, que nada mais é do que o processo de criar algo com um novo significado, a partir de itens existentes.

Serão oito novos modelos originários de peças de coleções passadas da Acolá. Algumas receberam beneficiamentos como tingimento outras foram cortadas, costuradas e transformadas em novas peças.



Oficina da Jô Santos onde toda produção acontece. A Jô também é modelista participou de todo o processo do upcycling.

Nossa vontade é que essa coleção não seja apenas uma iniciativa pontual, mas que essa experiência nos traga aprendizados de como expandir para modelos de produção mais sustentáveis.

Transparência

O objetivo dessa primeira coleção de upcycling é movimentar peças paradas, chegar a um preço final atraente e gerar uma contrapartida social. Portanto, ao definir o preço nos preocupamos apenas em cobrir os custos de produção da peça e doar o restante para o projeto Reverte, que é uma iniciativa da Acolá que arrecada fundos para projetos sociais sem fins lucrativos. A composição do preço das peças da coleção será:

45% - custo de produção da peça: tecido, desenvolvimento e mão de obra

15% - valor do imposto, tarifa da máquina do cartão e comissão da vendedora

40% - doação para o Projeto Reverte



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.