Conheça a Ayurveda e seus Benefícios para o Fortalecer a Imunidade

Conheça a Ayurveda e seus Benefícios para o Fortalecer a Imunidade

imagem retirada de ayurveda.com.br

Você já ouviu falar de Ayurveda?

Ayurveda, a tradicional medicina da Índia, é um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade, com aproximadamente 5000 anos. Acredita-se que seja um conhecimento eterno, sem princípio nem fim, sendo trazido a este mundo pelos deuses para o benefício da humanidade.

Derivado do sânscrito, a palavra significa “A ciência da vida” (Ayus = Vida e Veda = Ciência ou Conhecimento), e tornou-se reconhecida atualmente por suas incríveis terapias que trabalham com dietas, ervas, estilos de vida e yoga atuando na nossa mente e corpo, e nos ajudando a viver mais felizes e em maior harmonia com o universo.

imagem retirada de yatnamarayoga.blogspot.com

Por ser um sistema de saúde holístico, ele aborda o ser humano em toda a sua integralidade, englobando os aspectos físico, mental, espiritual e o bem-estar social de cada indivíduo.

Nessa época de preocupação com a nossa saúde, o autocuidado é um caminho valioso para fortalecer a nossa imunidade.

Para o Ayurveda, a rotina diária é um meio de manutenção constante e integrativa de cuidado do corpo, mente e alma.

imagem retirada de momspresso.com

No dia 6 de março, o AYUSH - Ministério do Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia - divulgou as diretrizes para prevenção e gerenciamento dos sintomas do coronavírus. Em resumo algumas indicações são:

- Siga uma alimentação saudável, fresca, morna, de fácil digestão, contendo cereais e vegetais sazonais;

- Evite comidas frias ou congeladas;

- Tome goles de água morna com gengibre, cúrcuma e tulsi (uma variedade de manjericão comum na Índia);

- Em caso de tosse, tome mel com uma pitada de pimenta do reino;

- Evite a exposição direta ao vento gelado;

- Descanse e tenha um sono apropriado;

- Pratique posturas de yoga e pranayamas sob a supervisão de um(a) instrutor(a).
Alertamos que essas recomendações não substituem os meios de higiene, prevenção e contenção indicados pela OMS.

imagem retirada de astromaverick.com

Não existe no Ayurveda nenhum recurso terapêutico ou medicamento comprovado que seja eficaz para o tratamento e cura do coronavírus.

Apesar da imunidade ser um fator importante nas recomendações trazidas pelo Ayurveda, ela não garante e não isenta a infecção, a transmissão e o desenvolvimento dos sintomas da doença.

Com o intuito de reforçar as recomendações publicadas pelo AYUSH, veja mais algumas orientações interessantes:
- Tome água com limão em jejum antes de tomar o café da manhã. O limão é um alcalinizante natural, combatendo a acidez estomacal e acordando o corpo para realizar uma refeição. Você pode acrescentar a essa mistura um pouco de cúrcuma e gengibre;

- O sono é um agente reparador e ter uma rotina de sono adequada auxilia e fortalece a saúde. Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Evite ficar acordado durante as madrugadas e preste atenção em quantas horas de sono são necessárias para manter a sua vitalidade e não sentir sono durante o dia. O ideal é acordar ao nascer do dia, seguindo o ciclo do sol.

- Pratique exercícios físicos diariamente;

- E por último, acalme a sua mente. O importante é se desconectar por pelo menos 15 minutos diários. Desligue o celular, a televisão, o computador. Medite, relaxe ou fique em silêncio e respire fundo. A respiração tem um forte poder transformador e calmante. Esse pequeno exercício trará equilíbrio e bem-estar.


imagem retirada de laurier-rouge.com

Se você se interessou por essas práticas e deseja conhecer um pouco mais sobre o Ayurveda, acompanhe alguns profissionais da área:

Laura Pires


imagem retirada de laurapires.com.br

Laura Pires é escritora, professora, nutricionista, terapeuta Ayurveda e pós graduanda em neuropsiquiatria. Ministra cursos e palestras sobre Ayurveda por todo o Brasil, levando todo seu conhecimento para outras pessoas buscarem alternativas e meios eficazes para uma vida mais saudável e equilibrada.

A história do encontro da Laura com a Ayurveda é inspiradora! Tudo começou quando ela ainda muito jovem foi diagnosticada com esclerose múltipla. Vale a pena ler - Como tudo começou

Ano passado a jornalista Mariana Kalil fez uma entrevista super interessante com a Laura - A jornada de Laura Pires em busca da cura por meio da ayurveda

Em tempos de isolamento, para quem interessar, é possível fazer um curso online com a Laura Pires através da plataforma Yam. - Ayurveda: Ciência da Vida, Alimento para Alma.

Em seu instagram @laurapires você encontra dicas e receitas.


Edson Osório

Edson Osório é terapeuta ayurvédico, aprofundado em diagnóstico e massagem ayurvédica. Também é professor de ayurveda. Dentro de seu site tem um blog com vários textos interessantes sobre ayurveda - samkhya blog

Em sua conta do instagram, @edson_ayurveda, há diversos conteúdos para conhecer e aprender mais sobre ayurveda.


Viva Veda

Idealizado por Matheus Macêdo, o Vida Veda tem conteúdos e cursos gratuitos, no instagram e no site. Matheus mora na Índia há sete anos e é o primeiro brasileiro a concluir o BAMS (Bachelor in Ayurveda, Medicine and Surgery).


Ou consulte os livros:

A BÍblia do Ayurveda: O Guia Definitivo Para a Cura Ayurvética
Anne McIntyre

Ayurveda. Princípios e Técnicas Para Atingir o Equilíbrio e o Bem-Estar
Centro Sivananda De Yoga Vedanta e Fernando Santos

 

Nutrindo seus sentidos: Receitas Ayurvédicas para encontrar o equilíbrio 
Laura Pires

 

Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia: Com mais de 100 receitas simples, práticas e energéticas para o seu bem-estar
Kate O’Donnell

 

O Céu da Boca - Guia de Nutrição para o Corpo e a Consciência
Marise Berg

 


Texto escrito por Giovana Rocha Ramos, estudante no curso de Formação do Terapeuta em Ayurveda na Escola de Ayurveda em São Paulo.



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.