Estampa Caverna - Coleção Klee
A estampa Caverna foi inicialmente inspirada nos motivos rupestres encontrados nas cavernas pré-históricas.
As pinturas rupestres, feitas com pigmentos naturais, e as gravuras rupestres, incisões feitas nas rochas, em geral, traziam representações
de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação.
Arte Rupestre em Coso Range, California | Paul Klee, Linhas, Pontos e Círculos
A eles, misturamos elementos de três pinturas de Paul Klee:
Linhas, Pontos e Círculos, onde identificamos a influência da música a partir de uma composição similar à partitura; Pastoral e Structural II,
ambas com traçados irregulares e mais rústicos, que remetem às pinturas rupestres, mas também às tapeçarias antigas do Norte da África.

Paul Klee, Pastoral (Ritmo) | Paul Klee, Structural II
Da obra Structural II, ainda retiramos o grid de cor, elemento muito presente nas primeiras pinturas de Klee, período em que visitou a Tunísia e ficou deslumbrado com os matizes vibrantes que serviam de fundo para o estilo de vida local, intensificados pela força e pelo calor da luz solar norte-africana.
Em seu diário, o artista registrou: “A cor me possui. Não precisa captá-la. Ela me possui.
Este é o sentido desse momento feliz: a cor e eu somos um. Eu sou pintor."
Paul Klee, Hammamet, 1914
Foi em Abril de 1914, que Klee e dois amigos artistas, August Macke e Louis Moilliet, fizeram sua primeira viagem para fora Europa, para a Tunísia.
Na cidade de Hammamet, antiga capital da dinastia de Aghlabid, ele descobriu as portas, cúpulas e janelas decoradas, que junto das formas e cores frescas, trariam a seu trabalho, inspirações muito diferentes da vida européia.
Estudos do grid de cor 1 e grid de cor 2
Desenvolvemos dois grids de cor pintados diretamente no tecido, que resultariam em duas variantes da estampa.
Depois criamos o traçado, misturando todas as referências.
Estudo grid de cor 1 | Estudo traçado
Por último, convidamos as Artesãs da Linha 9, grupo de bordadeiras que nasceu de uma oficina do Instituto Acaia,
na Zona Oeste de São Paulo, para bordarem o desenho.

bordado original feito pelas Artesãs da Linha 9
O bordado final foi digitalizado e impresso sobre 2 tecidos: um viscose, com toque sedoso e super confortável;
e outro mais rústico e com leve elasticidade, de linho com algodão, viscose e elastano.

Vestido Derú Estampa Caverna variante 1 | Calça Cedro Estampa Caverna variante 2
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