Inspirações Coleção Brancusi

Inspirações Coleção Brancusi



Nossa nova coleção é inspirada no escultor romeno Constantin Brancusi, homem simples, de origem campesina, que permaneceu toda sua vida extremamente integrado à natureza, como um camponês dos Carpatos.

atelier brancusi, 1925 / brancusi em processo, 1924 - fotos do livro brancusi photographe - edition assouline

Sua obra é uma busca apaixonada em compreender o espírito das coisas, ultrapassando aspectos particulares para chegar àquilo que é permanente, geral, universal. Não à toa, Brancusi foi considerado o precursor da escultura moderna, ao trazer para o mundo a consciência da forma pura, buscando extrair da matéria o que não está sujeito ao desgaste do tempo, a ideia essencial, a equidade absoluta que faz a beleza da natureza.



obras de brancusi no philadelphia museum of art - foto artsy.com


Ele traduz suas ideias de maneira concreta por meio de dois processos: de um lado, a plenitude do volume, seu equilíbrio, sua consistência e solidez monolítica; do outro, o polimento, que confere um aspecto de leveza, mesmo sendo um material mais denso. Sua obra compreende a dimensão geológica da natureza, sua grandeza emocionante e impenetrável, o diálogo recorrente entre o céu e terra e é nesse caminho que nossa coleção se desenvolve.

A coleção começa com materiais de aspecto mais rústico e natural, como o algodão e o linho, em cores que passam pelos tons de mármore, terra e verde, representando a materialidade, a solidez e a força da natureza.




atelier brancusi em paris - foto ruerodier.com / vestido borboleta - editorial coleção brancusi



caderno processo coleção brancusi - amostras de cor e textura


O tingimento manual “Respiração da Terra” fala da transição entre a terra e o céu, com cores que trazem a ideia de “desmaterialização”, em que a forma muda, mas o espírito e a essência continuam.



regata maçã tingimento respiração da terra / caderno processo coleção brancusi - testes tingimento


As modelagens e formas foram concebidas para serem  limpas e simples, mas com um toque de sofisticação, como as obras do artista. Referências a algumas obras mais icônicas aparecem nas modelagens de peças como a Calça Coluna, a Blusa Bas, inspiradas na obra “Coluna Infinita”, e a Saia Maiastra, inspirada em obra de mesmo nome.




calça coluna / escultura coluna infinita, 1937, romênia - foto autor desconhecido



saia maiastra estampa escultura branca - editorial coleção brancusi / escultura maiastra, 1912 - foto guggenheim.org


Feita em pintura digital, a estampa Escultura foi inspirada 
em algumas das principais esculturas de Constantin Brancusi. Desenvolvida em duas variantes, Escultura Branca e Escultura Preta, teve como base um tecido fresco e confortável, feito em linho e viscose.



vestido borboleta estampa escultura preta - editorial coleção brancusi / painel referências - coleção brancusi 



caderno processo coleção brancusi - estudos de estampa


A coleção chega ao céu com tons que vão do azul ao preto e com o tingimento “Constelação”, o céu estrelado que Brancusi tanto gostava de olhar.


caderno processo coleção brancusi - teste de tingimento / vestido rei tingimento constelação - editorial coleção brancusi 



ACOLÁ + BEI METAIS

Inspirada pelas esculturas de Brancusi, a marca de acessórios Bei Metais desenvolveu peças únicas especialmente para a coleção. Feitos em latão e prata, os anéis, brincos e pingentes, apresentam formas minimalistas, geométricas ou orgânicas, super delicadas e elegantes.




brinco pássaro no espaço inspirado em obra de mesmo nome - editorial coleção brancusi / brinco coluna infinita e foto da obra





Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.