O desabrochar da Flor da Lua na nova estampa da coleção

O desabrochar da Flor da Lua na nova estampa da coleção

Nossa nova coleção “A Natureza é a Arte” acaba de ser lançada e com ela mais uma estampa exclusiva Acolá.


No último post, contamos sobre o nosso tema de inspiração: a arte de Margaret Mee (se você não viu, clique aqui para ler), mas deixamos um capítulo muito marcante em sua biografia para contarmos hoje e que influenciou na criação da nossa nova estampa, a “Flor da Lua”. Desde 1965, Mee buscava pelo desabrochar de uma flor de uma espécie rara de cactus denominada Selenicereus witti (Cactaceae) ou “Flor da Lua”. Chegou a encontrar o cactus algumas vezes, mas já sem flores. Não desistiu e continuou sua busca pelo desabrochar da flor da lua, flores brancas do cacto em questão, que desabrocham e morrem uma única vez no ano durante uma noite de lua cheia. Esse encontro acontece no último ano de vida da artista, aos 79 anos, depois de diversas expedições na Amazônia descobrindo e pintando espécies nativas da região. É sem dúvida um dos momentos mais marcantes de sua vida.

“Enquanto eu me postava ali, com a orla escura da floresta ao meu redor, sentia-me enfeitiçada. Então a primeira pétala começou a se mexer, depois outra e mais outra, e a flor explodiu para a vida.”

Margaret Mee

 

Para representar toda essa experiência em forma de estampa, criamos um fundo escuro com desenhos de pequenas ondulações, representando o Rio Negro. A flor da lua foi ilustrada com suas partes separadas: o caule, o cacto, as folhas, cada estágio de sua breve vida.

 

 

Indicação: Assista ao documentário de Malu de Martinho intitulado “Margaret Mee e a Flor da Lua”, que mostra as dificuldades e alegrias enfrentadas por Miss Mee, navegando pelo Rio Negro em busca da flor. Esse registro só foi possível, graças a um casal de amigos que patrocinaram e documentaram esse encontro raríssimo, já que ninguém acreditava que ela poderia conseguir, devido à idade e às condições difíceis da expedição.

 

 



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.