Projeto Reverte: Yoga Popular

Projeto Reverte: Yoga Popular

Nesta terceira edição do projeto Reverte, nosso parceiro é o Yoga Popular, projeto que surgiu em 2014 via lei de incentivo da cultura e do esporte, na praça Victor Civita. Com o fim do contrato com empresas, mas ainda com a demanda dos praticantes e vontade do professor Marcelo Strufaldi de disseminar a ideia do yoga acessível a todos, o projeto se manteve com a contribuição de R$10 por praticante por aula. O clima das aulas é bem agradável, boa parte feitas ao ar livre, nos decks da praça e algumas vezes em baixo da copa das árvores.

 Aula do Yoga Popular todos os dias na praça

O projeto Reverte arrecada fundos através de algumas ações cotidianas sustentáveis. Toda vez que as clientes devolvem sacolas de tecidos e tags de outras compras, doamos o valor de custo que usaríamos para comprar novos materiais. Outra forma de arrecadação é através da venda de elásticos de cabelo feitos com retalhos da produção. Nessa edição, também resolvemos doar 40% da coleção upcycling para o projeto.  

A doação da Acolá será destinada para a compra de novos materiais para as práticas do Yoga Popular: tapetes, blocos e fitas, uma vez que os atuais estão degradados e insuficientes, dependendo do número de praticantes na aula. Os materiais foram vendidos a um preço especial por uma empresa familiar de Ilha Bela/SP chamada Paz em Gaia, que desenvolve e revende produtos para um mundo melhor, como canudos ecológicos, produtos naturais para higiene, acessórios para yoga e meditação entre outros.

A Paz em Gaia vende uma série de produtos sustentáveis, entre eles, tapetes de yoga

Vale destacar, que hoje em dia, há um coletivo (@coletivo_pracavita) que atua para melhorar o espaço, liderando iniciativas culturais e esportivas, bem como defendendo os interesses coletivos desse importante espaço público da região de Pinheiros junto a sub-prefeitura. O projeto arquitetônico da praça é pautado na sustentabilidade, e tem um enorme potencial de ser um local de encontros, diversidade e fortalecimento social.

A entrega dos novos materiais, como não poderia deixar de ser, será celebrada com uma prática de yoga promovida pela Acolá, guiada pelo Marcelo Strufaldi e aberta ao público, no dia 31/08 às 9h na praça Victor Civita.  Nesse mesmo dia, haverá um mutirão na praça para a reforma da sala que abriga dentre outras atividades, as aulas de yoga em dias muito frios ou chuvosos. É um lugar que carece de melhorias e ainda não conseguiu verba suficiente para a reforma completa. Quem se interessar em ajuda, pode entrar em contato com o coletivo.

Aula de Yoga com Marcelo Strufaldi

Quando: 31/8 das 9h às 10h

Onde: Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros/SP

Evento no facebook para o evento: https://www.facebook.com/events/890926701270536/



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.