Aumente a vida de suas roupas! 9 dicas para lavar e cuidar melhor de suas peças e do planeta.

Aumente a vida de suas roupas! 9 dicas para lavar e cuidar melhor de suas peças e do planeta.

 

Qual a melhor maneira de lavar as roupas?


Esse é um tema que há muito tempo pesquisamos e testamos a fim de aumentar o tempo de uso de uma peça de roupa.


1 - Lave Menos

Começando pelo viés da sustentabilidade, que a gente gosta bastante, o melhor mesmo é que você lave o mínimo possível suas peças de roupa. Claro que uma blusa por exemplo é preciso lavar mais vezes do que uma calça, mas sempre lembre que quanto menos você lavar, mais você vai conservar a peça, gastar menos água e menos produtos químicos, portanto vai ser melhor para o planeta.

Existe um produto lançado em 2016 que acabamos de comprar pra testar chamado visto.Bio. Ele é um líquido spray feito para passar na superfície da roupa. O produto tem proteção anti germes e mata 99,9% dos germes por 48. É um produto natural, atóxico e feito através de uma extração molecular dos principais ativos antivirais contidos na natureza. Com ele você consegue manter a peça de roupa limpa por mais tempo, diminuindo as lavagens.

Ficou curios@? Clica aqui O blog deles também é cheio de dicas legais : )

Essa dica não é válida para esses tempos de COVID-19. A orientação é que quando se sai na rua, já se lave a roupa na volta para casa.


2- Leia a etiqueta de composição e modo de lavagem da sua peça.

As instruções na etiqueta, colocadas pelo fabricante, trazem informações importantes – tanto sobre os processos possíveis de lavagem e secagem quanto a respeito da composição da mesma.

Por isso, é importante manter a etiqueta em todas as suas roupas. Assim, poderá checar essas importantes informações sempre que necessário. Lembre-se de que essas instruções devem ser seguidas! Esse fator é primordial para que suas tão amadas roupas durem por muito mais tempo.

 


 

3- Diga adeus ao sabão em pó

Prefira o sabão líquido ao sabão em pó na máquina de lavar. O sabão líquido dilui melhor em contato com a água, enquanto o sabão em pó cria resíduos. Essa “massa” pode prejudicar o funcionamento da máquina e, posteriormente, sujar as roupas que são lavadas nela. Além disso, os sabões em pó utilizados para lavar roupas são os mais poluentes e os que mais agridem a pele.

Uma característica interessante do sabão em pó é a quantidade de espuma. Muitas pessoas pensam que a espuma é sinal de limpeza, mas isso é um erro. Vários sabões muito eficientes praticamente não fazem espuma.

Depois de fazer alguns cursos de tingimento de roupas, descobrimos que um detergente de pia é tão eficiente quanto um sabão em pó. Ele é ótimo para lavar roupas delicadas pois é muito mais suave, também tem a propriedade desengordurante e é super eficiente para tirar manchas de gordura dos tecidos. Basta aplicar sobre a mancha, esfregar e enxaguar com água. Além de gastar muito menos, você aumenta a vida das suas peças de roupas.

O detergente apesar de mais barato é menos destruidor que o sabão em pó também não é o melhor amigo do meio ambiente. Se você está disposta a mudar seus hábitos, aqui no site do ecycle tem uma receita ótima de sabão líquido caseiro fácil de fazer, muito mais econômico, amigo do meio ambiente, da sua pele e das suas roupas.

Se você não tiver tempo de fazer, existem muito produtos de limpeza ecológicos no mercado com selos de certificação. Já usamos bastante o da Positiva e conhecemos também o da marca BioWash. Ambos muito bons!

 

 imagem retirada de smallnotebook

 

4 - Lave suas roupas do avesso

Lavar as roupas do avesso é um ótimo negócio, ainda mais para manter a cor como no caso das peças jeans. Se você não quer que sua calça jeans desbote tão rápido, pode além de lavar do avesso, acrescentar sal na água quando a máquina encher.

 
5- Separe as peças delicadas e separe por cor

Lavar uma peça delicada com uma menos delicada pode dar bem errado! Se você não souber o que é e o que não é delicado, repare no peso das peças. As mais pesadas geralmente são as menos delicadas. Essa regra não vale para peças de tricô que é sempre melhor lavar à mão.

Separe as peças por cor: tons mais vivos e coloridos, escuros e peças brancas ou tons de branco. As peças tingidas à mão devem ser lavadas à mão até que você perceba que ela parou de soltar tinta. Os tingimentos manuais geralmente levam algumas lavagens para pararem de soltar tinta.

 
6- Pare de usar amaciante!

Não é porque você gosta de roupa cheirosa e macia que você precisa de amaciante! Dá pra ter os mesmos efeitos usando vinagre e óleos essenciais. Vamos te ensinar! Faz bem pro bolso e pro meio ambiente.

 

imagem retirada de abudanthealth4u

 

Nas roupas, os amaciantes são como um chiclete, possuem uma tensão superficial altíssima, e assim que aderem a roupa, não desgrudam mais. É um produto extremamente oleoso, que vai aos poucos fechando os poros dos tecidos, fazendo com que eles percam a capacidade de absorver umidade. A sua querida toalha de banho macia pode ir perdendo a capacidade de secar seu corpo.

Segundo o site da Positiva, marca pioneira em produtos naturais para casa: “Os perigos do amaciante não são percebidos diretamente, nem seus efeitos são imediatos, mas o uso contínuo, principalmente, com itens de crianças, pode ocasionar problemas respiratórios e de pele, conforme o grau de exposição.”

Nesse link você encontra os componentes dos amaciantes e o quê cada um causa. Se você tem um em casa, tente ler o rótulo da composição. Além das letras serem minúsculas pra ficar difícil de ler, você vai ver vários desses itens descritos no texto.

Esse texto do site do vistobio explica que o excesso de suor pode vir do uso de amaciante.

Encontramos nos site harpyja uma explicação muito boa sobre o que acontece com a sua máquina de lavar quando você usa amaciante: 

“Existe uma grande razão para o amaciante ser colocado no último enxágue de um ciclo de lavagem. O detergente vê o amaciante como uma sujeira, e quando o identifica trata de tentar grudar nele e removê-lo do tecido. Sendo assim o objetivo é jogar o amaciante no momento que há o mínimo de detergente.

Faça um experimento simples um dia desses. Pegue um pouco de detergente e misture em um copo de água. Aí depois de diluído, jogue uma gota de amaciante e mexa para ver o que acontece. O que ocorre tipicamente é a união dos dois elementos. Isso não é nada saudável se ocorrer em sua roupa ou em sua máquina de lavar.

Como o amaciante é um elemento graxo, ele não tem uma diluição perfeita na água. Em máquinas de carregamento superior, depois de colocar o amaciante e a máquina começar a agitar, parte dessa gordura tende a boiar e devido a seu forte poder de aderência, parte do amaciante gruda no tanque da máquina de lavar.

Com o tempo essa camada adiposa vai crescendo e cria-se ali uma colônia de microrganismos. Essa colônia chamada de biofilme vai escurecendo e com o tempo se não eliminada pode trazer mal cheiro para a máquina. Além disso é comum parte dela se desprender, e aí essa gordura preta chega a grudar na roupa, criando pequenas manchas pretas no tecido.

Essa é uma das grandes razões que todos os fabricantes de máquina de lavar reforçam a higienização periódica da máquina com alvejante. Esse produto consegue reagir com o biofilme, limpando a parede do cesto. Quando não executamos essa tarefa frequentemente o biofilme cresce, criando uma camada grande na parede. Nesse ponto o efeito do alvejante é limitado e aí a chance da resolução permanente é pequena.”

Vale lembrar que além de todos esses efeitos, o amaciante acaba indo para o esgoto e da mesma maneira que te prejudica, vai prejudicar o meio ambiente.

 

Regata Sabiá

 

7 – Saber como secar a roupa é fundamental

A gente sabe que na correria do dia-a-dia quem tem secadora em casa tem vontade de jogar tudo na secadora para ganhar tempo. Apesar de ser menos sustentável, às vezes pela falta de espaço, roupas de cama, mesa e banho valem a pena ser secadas na secadora. Já suas peças de roupas não. O calor pode, além de encolher, deformar algumas peças.

O clima tropical brasileiro favorece a secagem natural de nossas roupas. Peças coloridas devem secar na sombra, pois estampas e cores perdem sua coloração original mais rápido quando expostas ao sol. Se você mora em um apartamento, abra a janela da lavanderia para que as roupas sequem em um ambiente arejado.

Nos dias de chuva e frio, procure secar menos peças por vez para evitar o mau cheiro.

Na hora de pendurar blusas de tricô, linha e crochê para secar, tome cuidado para que elas não deformem. Em geral, elas tendem a esticar quando colocadas na vertical no varal e isso faz com que o peso da água escorra e coloque as linhas para baixo. O ideal é deixá-las secar na horizontal, estendidas e deitadas.

 
8- Use e abuse do vinagre

Além de todas as utilidades do vinagre na limpeza doméstica, ele também pode ser um grande aliado na hora de cuidar das suas roupas. Na hora de tirar manchas e mofos de peças brancas ou coloridas, na mão ou na máquina, ele surge poderoso. Mesmo os profissionais de lavanderias utilizam o vinagre, que é capaz de fazer milagres por suas roupas.

 

imagem retirada de dicasonline

 

Substitua o amaciante pelo vinagre de álcool. Basta colocar 200ml no enxágue final. O cheiro evapora e desaparece na etapa de secagem, se você quer um cheirinho gostoso, pode adicionar óleos essenciais, essa receita é do site oleosessenciaisnaturais.


Amaciante

Ingredientes:

1/2 xícara de vinagre de álcool

10 gotas de óleo essencial de lavanda, gerânio ou melaleuca

Instruções:

Coloque no compartimento de amaciante da máquina de lavar roupas, o vinagre de álcool e o óleo essencial. Respeite o limite máximo do compartimento.

Outras receitas do site blumpa

Anti odor - Coloque 1 xícara de vinagre durante a lavagem; ele ajuda a remover o cheiro de suor da roupa.

Anti cheiro a mofo - Coloque a peça de molho numa mistura com 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água. O cheiro de mofo e do vinagre vão embora.

Para tirar manchas de suor - Coloque a peça de molho numa mistura com 1 colher de sopa de vinagre em 250ml de água morna. Retire e lave normalmente.

 

imagem retirada de hunker

 

Para tirar outros tipos de manchas - Esfregue a mancha com uma mistura de 3 colheres de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de detergente líquido e 4 xícaras de água.

Para evitar que os tecidos percam a cor - Coloque 1 xícara de vinagre em cada lavagem.

Para limpar roupas bem sujas - Coloque de molho durante a noite numa mistura com 1 xícara de vinagre e 5 xícaras de água. Retire e lave normalmente no dia seguinte.

Para limpar roupas de lã - Coloque de molho por 25 minutos numa solução com 1 parte de vinagre e 2 partes de água. Depois coloque no sol para secar.

Para tirar fungos na máquina de lavar - Coloque 1 xícara de vinagre no interior da máquina e dar início ao ciclo de lavagem.

Para tirar resíduos de sabão da máquina de lavar - Adicione 1 xícara de vinagre branco em qualquer ciclo de lavagem. O ácido acético do vinagre branco elimina resíduos de sabão que possam ter se acumulado na roupa.

Para limpar a sua máquina de lavar - Pelo menos uma vez por mês, adicione 1 xícara de vinagre nesses compartimentos e ligue a máquina, naturalmente, sem nenhuma roupa.


9 - Adicione outras propriedades de limpeza e um aroma gostoso usando óleos essenciais.

Os óleos essenciais são compostos químicos naturais muito concentrados e potentes, obtidos de uma grande variedade de plantas. Além de aumentar totalmente o poder de limpeza, devido às propriedades antissépticas, antimicrobianas, antibacterianas e antifúngicas, ele também purifica o ar, dissipa odores indesejados e deixa sua casa com um aroma agradável, refrescante e energizante. Você pode adicionar os óleos essenciais na hora de lavar suas roupas, aumentando o poder de limpeza e dando a elas um cheirinho muito agradável e sem prejudicar a natureza. Veja nesse aqui várias dicas incríveis.

Para finalizar, gostaria de indicar esse site que ensina a melhor maneira de garantir toalhas de banho macias, sem amaciante e sem passar.

Você viu aqui que é possível substituir todos os produtos ditos como essenciais para a limpeza das roupas apenas por vinagre, sabão de coco e óleos essenciais. Pra quem não faz questão de cheirinho gostoso, pode ainda usar apenas vinagre e sabão e coco.

 

Blusa Atena 

Esse exercício de utilizar produtos naturais além de fazer bem para o seu bolso, para o seu corpo e para a natureza. Experimentar os óleos essenciais pode ser também um deliciosos exercício sensorial.

Experimente esses métodos e depois conta pra gente o resultado!



Estamos Juntas.



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.