Mulheres Que Inspiram - Diane Cossermelli



Nessa edição do “Mulheres que Inspiram”, convidamos a Diane Cossermelli, para contar um pouco de sua história. Generosamente, ela dividiu muitas experiências e opiniões com a gente, e topou ser fotografada. O papo foi no Terra W Estúdio, um espaço de arte idealizado e conduzido por Diane, onde acontecem cursos de cerâmica no ateliê, tem um loja com produtos feitos à mão de super bom gosto, incluindo as cerâmicas , abraçado por um jardim delicioso, um verdadeiro refúgio verde na zona oeste de São Paulo. 

Diane usando Regata Gaia e Calça Zinga

Ceramista, professora, viajante, arqueóloga, outrora médica, mãe, avó, mulher que aos 60 anos tem mil histórias pra contar, muita intensidade no presente e um bocado de sonhos. Descobrimos uma mulher que permitiu guiar-se por sua curiosidade e vontade de conhecer mais aquilo que a fascina. Assim, desistiu da carreira de médica, uma tradição na família, estudou alguns fazeres manuais, mergulhou de vez na cerâmica, transitou não menos intensamente na arqueologia e coleciona viagens para o meio do mato. Diane dividiu com a gente também as angústias de romper com exigências enraizadas nos vários papéis que carregamos como mulher e com a  rigidez vinda de sua família. Nos contou sobre a experiência de ser mãe, deu sua opinião sobre questões atuais preocupantes, mas sempre com um tanto de esperança. 

Nos chama muito a atenção a beleza como ela constrói suas relações, como pra ela, o outro é interessante e também permite que ela se conheças mais. É bonito ver como ela flui. O que ela ganha de conhecimento em suas viagens e estudos, gosta de passar pra frente, seja em uma aula de cerâmica ou em uma conversa entre amigos. Por isso, não foi difícil que ela compartilhasse tanto conosco. Acabamos dividindo a entrevista em 3 partes. Na primeira ela nos contou sobre a trajetória que a levou a ser ceramista. No segundo capítulo, contou sobre sua experiência na arqueologia e suas viagens. Por fim, compartilhou o que é ser Mulher, que inclui a maternidade, sua visão de mundo e projetos futuros.

Obs: A entrevista foi feita presencialmente. Optamos transcrever mantendo a linguagem oral da entrevistada.

 

CAPÍTULO 3 - A MULHER

  

Fotografia por Helena Wolfenson

Fotografado no espaço Terra W Estúdio