Tecidos

Aqui na Acolá sustentabilidade e escolhas mais conscientes guiam a cada dia mais o nosso caminho. Há muito tempo buscamos reduzir os impactos de criar novas peças de várias maneiras: reduzindo a produção a uma quantidade mínima para que não sobre estoque, fazendo upcycling com algumas peças, selecionando nossos fornecedores com critérios de impacto sócio ambiental e buscando materiais que sejam amigos do meio ambiente.

 

No começo da nossa marca, era muito difícil encontrar tecidos sustentáveis. Hoje em dia essa busca está um pouco mais fácil pois os fornecedores perceberam que essa era a demanda dos consumidores, então lembre-se que sua compra também tem impactos na maneira em como as coisas são produzidas. Escolhas mais conscientes com certeza nos levarão há um mundo melhor, mais justo e mais verde.

Modal

Já apresentamos algumas vezes uma das nossa fibras favoritas, a fibra Modal. Ainda são poucas as empresas que trabalham com essa fibra, a mais famosa e correta é a Lenzing, pioneira em inovação e sustentabilidade. É de lá que vem a nossa fibra. Hoje a Lenzing tem fábricas em alguns países, a que compramos vem da Áustria, onde fica a matriz. A fibra vem da madeira da Faia, uma árvore nativa da região, a fábrica fica dentro de uma floresta de manejo para que haja menos emissão de CO2. Para a produção da fibra são usados produtos químicos livres de solventes nocivos à natureza, os processos são de ciclo fechado, ou seja, esses produtos químicos são capturados e reutilizados. Para saber mais clique e conheça a Lenzing.

A fibra vem para o Brasil onde vira fio e depois tecidos. É muito comum encontrarmos tecidos que misturam modal com outras fibras como linho e algodão. O modal foi inventado como uma alternativa de substituir a seda que ao virar commodity praticamente sumiu do Brasil. A fibra do modal é super macia, resistente e absorvente, é conhecida pelo seu alto grau de absorção de umidade que chega a ser até 40% maior que do algodão. Como vem de uma fonte natural, a madeira, é uma fibra muito gostosa de usar que dá uma sensação de muito conforto.

 Camiseta 1 | Blusa Pólis

Curiosidade: a fibra modal na verdade era para ser o que hoje conhecemos como “dry- fit”. Sabe aquelas peças de ginástica e de uniformes esportivos? Na época, como o modal era muito caro, substituíram pelo poliéster, uma fibra sintética que dependendo da pessoa, causa um mal odor e uma sensação de muito calor.

A fibra de modal seca super rápido, não dá cheiro, não acumula bactérias e dependendo de sua construção, é possível criar tecidos que quase não amassam. Uma outra característica dessa fibra é que ela tem um leve brilho, dando muita vida às cores quando a peça é colorida, e é boa pra usar o ano inteiro.

Clique aqui para conhecer nossas peças em Modal.