Transparência

_____

PRODUÇÃO 

Desde o início da marca, nossas peças são produzidas em oficinas terceirizadas. Não por isso, deixamos de nos preocupar em manter uma proximidade com quem faz as roupas e garantir que as condições de trabalho sejam seguras e dignas.

Atualmente, trabalhamos com uma oficina, no bairro de Americanópolis, São Paulo. Nossa produção, portanto, gera renda local e com a vantagem das costureiras poderem trabalhar de casa. Os preços pagos para a oficina são sempre estipulados por quem produz, levando em conta a dificuldade da peça e tempo necessário para que ela seja feita com qualidade.

Respeitamos o tempo de produção dos profissionais envolvidos e nos mantemos sempre perto para garantir que todos os trabalhadores tenham remuneração digna, jornada adequada de trabalho e segurança.

Outra preocupação é com o planejamento da quantidade a ser confeccionada a cada produção, para evitar sobras de peças no fim das coleções. Entendemos que temos responsabilidade com as roupas que “colocamos no mundo” e estamos buscando caminhos para reduzir impactos e trabalhar de forma cada vez mais sustentável.

_____

MATÉRIA-PRIMA



A escolha de matérias primas é um dos principais fatores na tentativa de reduzir o impacto ambiental da produção. É sempre importante considerar de qual fonte a matéria prima é obtida, como foi feita a manufatura e beneficiamento do tecido e quais são os possíveis destinos desse material ao fim do ciclo do produto. Por isso, atualmente só trabalhamos com fibras naturais ou artificiais. Entre estas últimas, damos preferência por tecidos ecológicos, cujo processo de fabricação é mais sustentável.

Atualmente estamos investindo mais em pesquisas de tingimentos naturais, buscando tecidos com certificações ambientais e inovações tecnológicas que impactem menos. Compramos de empresas nacionais e damos prioridade para tecidos com a cadeia de produção toda nacional. Sobre os aviamentos sempre que possível usamos materiais ecológicos.

CONHEÇA OS TECIDOS DESTA COLEÇÃO

 

 

 

_____

PREÇO



 

Definimos o preço dos produtos dentro do conceito de Preço Real, ou seja, o preço que incorpora o custo dos materiais utilizados, a remuneração adequada de todas as pessoas envolvidas desde a produção até a loja e escritório, as diversas despesas que envolvem nossas atividades e uma margem fixa de lucro ou reinvestimento que garante a sustentabilidade econômica da marca. O preço dos nossos produtos tem a seguinte estrutura.

_____

JORNADA DA SUSTENTABILIDADE



A busca por caminhos mais sustentáveis sempre foi uma preocupação da Acolá. Ser parte do mercado da moda e ver todo o impacto global que este setor gera no planeta e na sociedade, nos motiva a fazer diferente, a propor soluções mais justas, humanas e que respeitam mais o meio ambiente, sempre questionando o papel da moda na sociedade.

Nossa intenção sempre será de sermos melhores do que no passado e de construir uma história que faça sentido para nós e que possa inspirar outras iniciativas. Quanto mais nos aprofundamos no tema, mais percebemos a complexidade do assunto e seus desafios, e que a mudança não virá e forma isolada, mas sim uma mobilização dos agentes de toda da cadeia da moda: mudança na lógica de produção, valorização do trabalhador, reeducação do comportamento de consumo, respeito ao meio ambiente, entre muitos outros.

Para avançarmos nessa jornada, reunimos toda a equipe e elencamos alguns objetivos principais relacionados a sustentabilidade que consideramos poder melhorar e definimos os resultados esperados para cada objetivo (método OKR). Para demonstrar um compromisso maior nessa jornada, vamos compartilhar de forma transparente essa jornada.


_____

QUEM FAZ